FANDOM

God of War: Chains of Olympus é um jogo desenvolvido pela Ready at Dawn Studios, para PSP, em 2008. Foi o primeiro jogo da série a ser lançado para o PSP, sendo seguido por Ghost of Sparta. É uma prequela do jogo God of War e se passa antes de God of War: Ascension. O jogo se passa no perído em que Kratos serviu os deuses do Olimpo por dez anos. Durante os anos, Kratos teve que cumprir várias tarefas em troca de ser livrado dos pesadelos que o assombravam.

Jogabilidade

Kratos, o protagonista da série God of War, usa um leque de armas e magias para enfrentar uma variedade de inimigos, sendo maior parte deles baseados em monstros da mitologia grega. Durante todo o percurso do jogo, Kratos pode encontrar orbs vermelhos de experiência que o permitem aprimorar, além de Gorgon Eyes e Phoenix Feathers que possibilitam o guerreiro aumentar suas barras de vida e magia, respectivamente. Ao decorrer da estória do jogo, Kratos obtém diversas armas e poderes dos deuses do Olimpo.

Estória

Se passando na metade dos dez anos de servidão de Kratos aos deuses, Chains of Olympus começa com Kratos sendo despachado para a cidade da Attica para ajudar a defendê-la do exército persa invasor. Logo após sua chegada, o espartano vê um basilisco subindo pelas muralhas da cidade e o persegue. Durante sua perseguição, Kratos confronta o rei persa dentro da cidade e o mata. Tomando o poder do rei de invocar os Efreet, ele então encontra o basilisco e o mata. Depois de derrotar o basilisco, ele testemunha o sol caindo do céu e mergulhando o mundo na escuridão. Seguindo a fraca luz restante no horizonte, Kratos atravessa a cidade de Marathon, encontrando, no meio do caminho. o névoa escura de Morpheus, que agora cobre a terra na escuridão. Eventualmente, Kratos abre caminho até o Templo de Helios , fonte da luz restante, e chega até a Charrete do Sol. Ele encontra uma estátua de Atena, que lhe diz que Helios desapareceu e Morpheus usou isso em sua vantagem para fazer com que os deuses caíssem num sono profundo. Athena quer que Kratos recupere Helios para que ele possa retirar o poder de Morpheus sobre os outros deuses e sobre a Terra. Ao longo do caminho, Kratos é assombrada por uma estranha melodia, que mais tarde reconhece como uma música interpretada por sua filha Calliope. Através do Templo de Helios, Kratos encontra a irmã de Helios, Eos , que rapidamente o manda para as cavernas dentro do Templo do Olimpo. Ela garante Kratos que os deuses o aliviarão de seus pesadelos se ele concordar em salvar Helios do Titã Atlas, que o abduziu. Ignorando a promessa dela, já que os deuses o traíram antes, Kratos ainda concorda, embora com relutância, em salvar Helios. Kratos então recupera o fogo primordial necessário para despertar os cavalos de fogo da caverna e retorna ao templo.

Depois de restaurar os cavalos de fogo de volta à vida, os cavalos levam Kratos ao Submundo antes de se retirarem. Lá, ele conhece Charon, em sua balsa, no Rio Estige. O barqueiro logo em seguida lista as semelhanças entre ele e Kratos, dizendo que ambos são escravos dos olímpicos. Charon então diz a Kratos para ir, dizendo que ainda não é seu tempo. Tendo negado a passagem de Kratos, e Kratos se recusando a sair, eles se engajam em uma briga, onde Charon nocauteia Kratos e o deixa no Tártaro. Ali, Kratos testemunha a quebra das correntes que ligam o Atlas aos poços do Tártaro. Depois de algum tempo, o espartano luta e sai do Tártaro, retornando para derrotar Charon. Tomando o controle da balsa, ele segue a luz de Helios, atualmente iluminando o submundo, no rio Estige, chegando ao Templo de Perséfone. Para sua própria surpresa, ele vê sua filha Calliope nas margens do templo e a segue para dentro. Incapaz de localizá-la, em vez disso, ele encontra a Perséfone, Rainha do Submundo.

Perséfone diz a Kratos que Calliope está nos Campos Elísios e que a única maneira de vê-la novamente é através de Kratos "libertar" todos os seus males passados e se tornar digno de Elísio, renunciando a seus poderes dados pelos deuses; No entanto, Perséfone o avisa de que o mundo sofrerá por sua escolha. Depois de transferir seu poder para a Árvore Abandonada, que incluiu todas as suas armas, sua magia e relíquias, Kratos recupera sua humanidade, tornando-se um homem normal e se reunindo com sua filha. No entanto, Perséfone aparece: ela provoca Kratos, debocha de sua escolha e revela-lhe seus verdadeiros planos.

Amargurada por ser traída por Zeus, enganada por Hades e abandonada pelos deuses, Perséfone foi quem libertou Atlas. Enquanto Kratos estava se desarmando, Atlas estava seguindo lentamente o plano de Perséfone para destruir o pilar que mantém o mundo, e com ele, o Olimpo. Perséfone planeja matar todos, incluindo ela mesma, para liberá-la de sua situação. Kratos percebe agora que se ele ficar com sua filha, isso significaria o fim do mundo para todos, incluindo Calliope e ele mesmo. Embora isso quebre seu coração, ele sacrifica ver sua filha novamente, para recuperar seu poder, matando todas as almas no Elísio. De algumas almas ele recupera suas armas, relíquias e magia. Por isso, ele mais uma vez se torna o Fantasma de Esparta, recuperando sua aparência característica. Depois disso, Calliope clama, em angústia, por seu pai renascido, que continua com sua tarefa.

Com suas habilidades restauradas, Kratos persegue Perséfone, pegando-a na base do pilar. Ela diz que é o fim, e depois revela sua outra forma - uma mulher alada vestindo uma armadura negra - antes de levar Kratos ao topo do pilar. Uma vez que eles alcançam o cume, Kratos e Perséfone se envolvem em uma batalha final sangrenta; Durante a batalha, Perséfone tenta subjugar e confundir Kratos, dizendo-lhe para voltar ao Elísioe e estar com Calliope, e quando ele resiste, ela ordena que Atlas o destrua. Kratos acorrenta Atlas ao teto do submundo antes de retornar à batalhar Perséfone e, eventualmente, mata ela com a Luva de Zeus. Morrendo, mas despreocupada com seu destino, a deusa zomba de Kratos, grunhindo que agora seu sofrimento nunca terminará, enquanto seu corpo explode, rachando o pilar no choque com Atlas, agora a única coisa que segura o mundo e o mantém unido. Embora o Titã também conte-lhe sobre os verdadeiros planos dos deuses para ele, Kratos acredita que seu caminho é claro, e que os servirá independente de qualquer coisa e eles, por sua vez, o livrarão de seus pesadelos, já que é tudo que lhe resta. Atlas termina predizendo que os dois se encontrarão novamente.

Mantendo sua própria promessa aos deuses, Kratos devolve Helios ao céu. Mas ele fica com o conhecimento de que seus pecados o consumiram, e ele nunca será puro o suficiente para ver sua filha de novo. Fraco por causa da batalha, Kratos cai da carruagem do sol inconsciente, mas é repentinamente parado antes de cair no chão, sendo colocado nas falésias onde mais tarde pularia no God of War original. Dois deuses, Athena e Helios se aproximam dele e, ao louvá-lo por seu trabalho, retiram o Escudo do Sol e o Gauntlet de Zeus. Ao sairem através do portal para o Olimpo, Helios sugere ajudar o guerreiro ainda mais, porém Athena se recusa, dizendo: "Ele viverá. Eles devem". O casal então se retira através do portal para o Olimpo, deixando Kratos, inconsciente, nas falésias com vista para o Mar Egeu.

Personagens

  • Kratos - O protagonista e o anti-herói da série God of War. Foi uma vez um grande general espartano, mas agora é obrigado a servir os deuses. Mais tarde na série ele substitui Ares como Deus da Guerra.
  • Eos - A deusa do amanhecer e a irmã de Helios. Emocionalmente instável após o desaparecimento de seu irmão - o que fez com que Morpheus assumisse a Terra - Eos pediu a Kratos que encontrasse Helios e lhe diz para adquirir o Sun Shield.
  • Morpheus - O deus dos sonhos. Ele aproveitou o desaparecimento de Helios para lançar os deuses em um sono profundo e começou a envolver a Terra na Nuvem Negra.
  • Calliope - A filha de Kratos. Calliope nasceu e cresceu em Esparta, morando com sua mãe no país. Embora Calliope fosse facilmente amedrontado pela natureza violenta de seu pai, na verdade, Calliope, junto com sua mãe, eram as únicas pessoas a não temê-lo. Agora, ela está morta, morta por seu próprio pai, mas, misteriosamente, Kratos começa a sentir sua presença nas proximidades.
  • Helios - O Deus do Sol, o irmão de Eos e Selene, que desaparece misteriosamente, condenando o mundo à escuridão eterna. Seu desaparecimento levou à Morpheus a assumir o controle.
  • Charon - Para chear até a localização de Helios no Submundo, Kratos deve enfrentar o barqueiro do Estige: o poderoso ser conhecido como Charon.
  • Atlas - O grande e paciente titã. Liberado por Perséfone para capturar Helios e, usando ele, destruir o Pilar que sustenta o mundo, assim, matando os Deuses e a humanidade com eles.
  • Perséfone - A Deusa do Submundo, que decidiu vingar-se dos deuses libertando Atlas e guiando-o na destruição do Pilar que sustenta o mundo, usando o capturado Helios.

Inimigos

Chefes

  • Rei Persa - O Rei Persa lidera seu exército contra a cidade da Ática. Kratos o confronta em um dos corredores da cidade. O rei é um guerreiro corpulento e alto, armado com uma grande espada e um Efreet mágico. Kratos consegue derrotar o rei e, apesar do pedido do rei para poupar sua vida, o mata esmagando repetidamente um baú na sua cabeça.
  • Basilisco - O grande mal, um monstro gigante produzido pelos persas para conquistar a Grécia. Este monstro parecido com um lagarto é combatido muitas vezes durante a batalha da Ática. A fera cria incêndio dentro da boca e cuspe bolas de fogo enormes, arruinando a cidade à sua volta. Kratos consegue matá-lo mantendo sua boca fechada a força quando a besta estava para cuspir uma bola de fogo. Isso resulta em bola de fogo explodindo dentro da boca do Basilisco, matando instantaneamente o grande monstro.
  • Charon - O barqueiro do Submundo, Kratos luta com ele duas vezes. Este homem velho e metade morto-vivo usa seus poderes mágicos (especialmente sua máscara) e uma foice poderosa contra Kratos. Ele chega a derrotar Kratos e o manda para o Tártaro, do qual Kratos retorna, armado com a Luva de Zeus . Usando esse novo poder, Kratos derrota o barqueiro, cortando-o em dois e espancando seu rosto repetidamente com a Luva.
  • Perséfone - A rainha do submundo, que está conspirando para trazer o fim do mundo. Kratos confronta-a no final do jogo. Na batalha, ela toma formas de uma mulher blindada com asas tipo borboleta. O Titã Atlas também está presente, ajudando-a a atacar Kratos com seus quatro braços gigantes. Kratos consegue enfraquecer sua forma, graças ao poder irradiado de Helios (que está sendo mantido nos braços de Atlas) que ele almeja em seu corpo. Kratos, então, dá o golpe final com o Gauntlet de Zeus, terminando a vida de Perséfone (causando a ira de Hades).

Ítens e habilidades

Armas

  • Lâminas do Caos - Lâminas poderosas dadas a Kratos por Ares quando prometeu sua fidelidade a ele. Elas são um par de grandes lâminas curvas que estão presas aos braços de Kratos por meio de correntes.
  • Luva de Zeus - Uma luva gigantesca forjada por Hefesto e usada por Zeus para acorrentar os poderosos Titãs nas profundezas do Tártaro. Foi dada ao Carcereiro do Tártaro para protegê-la, e só ele tinha a chave para o Templo de Zeus.

Magias

  • Efreet - Kratos obtém a habilidade de usar o Djinn depois de derrotar o rei persa durante o cerco de Ática. Quando usado, desencadeia o espírito de fogo que ataca todos os inimigos ao redor.
  • Light of Dawn - Depois de obter o fogo primordial nas cavernas do Olimpo, Kratos é capaz de invocar orbes de luz brilhantes e lançá-los contra seus inimigos.
  • Ira de Charon - Quando Kratos luta contra Charon, o barqueiro tem a capacidade de lançar chamas verdes ao guerreiro espartano, através da máscara dourada que ele usa. Kratos ganha esse poder depois de confrontar Charon pela segunda vez.

Relíquias

  • Sun Shield - O Escurdo do Sol é um objeto dos deuses usado para bloquear ataques e retornar projéteis. Kratos obteve o Escudo dentro do Templo de Helios
  • Triton's Lance - Triton's Lance é um item semelhante a uma lança que Kratos encontra nas Cavernas do Olimpo. Ele permite que ele respire debaixo d'água, assim como o Tridente de Poseidon.
  • Cryptkeeper's Key - Essa chave ajuda Kratos a passar pelo Tártaro.

Roupas Bônus

Conteúdo Cortado

  • Um traje que deveria funcionar com o Gauntlet de Zeus, chamado "Gauntlet Armor", foi cortado da publicação final do jogo. O traje funciona de forma semelhante ao traje Legionário que funciona com o Arms of Sparta.

Brincadeira de 1º de Abril de 2009

  • A Ready at Dawn trollou seus fãs falando de uma tal "skin extremamente bem escondida", chamada Cube of War. O design do Cubo baseia-se no mesmo cubo da série Portal,só que com um símbolo Omega no centro. Um desenvolvedor representante da explicou como o ítem poderia ser obtido: o jogador deve zerar Chains of Olympus na dificldade God, com NUR PAIN +  sem morrer duas vezes, além de coletar todas as Urnas de Poderes. No entanto, isso criou uma controvérsia. Em primeiro lugar, a série Portal é de propriedade da Valve, criadora do Steam. Usar a skin teriado criado uma má repecussão e laços ruins entre a Sony e a Valve. Em segundo lugar, não há Urnas de Poder em Chains of Olympus. Elas aparecem em God of War II. Embora seja possível completar NUR + ou PAIN + sem dano (o que exige certa habilidade), qualquer pessoa tentando completar Chains of Olympus com o requisito das Urnas descobriria que tal feito é 100% impossível.

Elenco

  • Terrence C. Carson - Kratos
  • Debi Derryberry - Calliope
  • Marina Gordon - Perséfone, Mulher Grega
  • Linda Hunt - Narrador
  • Dwight Schultz - Helios, Charon, Fire Guard, Homem Grego
  • Fred Tatasciore - Atlas, Rei Persa, Soldado
  • Erin Torpey - Athena, Eos

Também no FANDOM

Wiki aleatória