FANDOM


God of War (também conhecido como God of War IV) é a sequência de God of War III, bem como a continuação da cronologia canônica da série God of War, e o oitava jogo da franquia ao todo. Ao contrário dos jogos anteriores, este jogo se concentra na mitologia nórdica e acompanha Kratos, agora mais velho em relação aos acontecimentos de God of War III. O jogo lançou em 20 de abril de 2018 e é um lançamento exclusivo do PlayStation 4.

História

Muitos anos se passaram desde que Kratos teve sua vingança contra os deuses olímpicos. Tendo sobrevivido ao seu último encontro com seu pai Zeus, Kratos agora mora com seu filho, Atreus, no mundo dos deuses nórdicos, uma terra selvagem habitada por muitos monstros e guerreiros ferozes. Para ensinar seu filho a sobreviver em tal mundo, Kratos deve dominar a fúria que o moveu por tantos anos e abraçar seu novo papel de pai e mentor.

Ítens e habilidades

Armas

  • Machado Leviatã: A arma primária de Kratos é um machado de uma mão com propriedades mágicas de congelamento. Leviatã pode ser chamado por Kratos imediatamente após ser lançado. Ele pertenceu originalmente a Faye, uma Jötnar, esposa de Kratos e mãe de Atreus. Os irmãos Sindri e Brok forjaram o machado eras atrás e, subsequentemente, assistiram Kratos evoluindo-o, dando-lhe mais poder de dano e, com as habilidades certas, a capacidade de congelar e desacelerar inimigos. 
  • Punhos de Kratos: Kratos usa seus punhos desarmados em combate para, além de causar dano, estontear os inimigos em prol de uma finalização brutal.
  • Arco de Garra: A arma primária de Atreus é um arco e flecha mágico. O arco tem o poder de invocar animais espectrais para auxiliar Kratos durante o combate. Posteriormente, recebe a habilidade de enfraquecer e dar choque em inimigos, além de poder interagir com o ambiente e auxiliar na jornada. 
  • Escudo Guardião: Kratos tem uma manopla que se transforma em um escudo circular, que evita flechas e ataques à distância. Ele pode ser utilizado para bloquear ataques físicos, projéteis e, efetuada uma defesa no tempo certo, possibilita um contra-ataque instantâneo que derruba inimigos. O escudo pode ser evoluído para efetuar ataques poderosos de área. 

Relíquias

Fúria Espartana: No trailer de gameplay da E3 2016, é mostrado que, se Kratos estiver com raiva o suficiente, ele pode usar a raiva espartana, aumentando sua velocidade e força. Ao que parece, ela também pode ser usada para finalizar inimigos, como visto em sua batalha com o Troll.

Cabeça de Mímir: Durante o trailer da E3 2017, uma cabeça barbada com um olho incandescente é vista na cintura de Kratos. Ela aparece piscando e olhando ao redor às vezes. No trailer da história, é revelado que a cabeça pertence a Mímir, deus do conhecimento e da sabedoria.

Artefatos

Armadura Runa: No gameplay estendido, mostrada na E3, há uma rota alternativa que Kratos explora, onde ele encontra uma Armadura Runa, um coletável.

Barco: Kratos e Atreus usarão um barco para navegar.

Magia

Magia da Terra Desconhecida: No podcast Lost Pages, é mencionado que Kratos seria capaz de manipular a própria terra com o uso de runas.

Personagens

Kratos: O personagem principal do jogo. Após os acontecimentos de God of War III, Kratos aparentemente se mudou para a Escandinávia e começou uma família. Ele tornou-se mais velho e mais sábio, possuindo um melhor controle sobre o seu temperamento. Suas ações não são mais simplesmente baseadas em raiva, e, em certos momentos, ele se arrepende após se enraivecer. No entanto, ele faz isso para disciplinar seu filho, dizendo para ele não se arrepender, mas procurar melhorar.

Atreus: No trailer de gameplay da E3 2016, Kratos testa seu filho, Atreus, para ver como ele caça. O menino, no entanto, é impulsivo e não treinado, levando-o a cometer erros.

Mãe de Atreus: No trailer de gameplay da E3 2016, a mãe de Atreus, e a suposta segunda esposa de Kratos, é brevemente mencionadas por Kratos e é revelado que ela ensinou o garoto a caçar.

Deuses Nórdicos: Está confirmado que alguns dos deuses nórdicos aparecerão no jogo, no entanto, permanece um mistério se eles servem como antagonistas ou como aliados de Kratos.

A Bruxa da Floresta: No trailer da E3 2017, uma mulher aparece em duas cenas. Na sua primeira aparição, ela diz a Kratos que os deuses nórdicos não toleram sua presença em seu reino. Sua segunda aparição é quando ela diz a Kratos que "Atreus não é seu passado, mas seu filho" e que "ele precisa de seu pai".

Sindri e Brok (Irmãos Huldra): No trailer da E3 2017, dois anões são vistos: um é alvo do machado de Kratos e outro é visto dando-lhe um item para, provavelmente, aprimorar o machado. Eles serão, de certa forma, rivais e são eles que não só forjam Mjolnir, mas também Leviatã.

Mímir: um homem sábio que pede para ser decapitado.

As Páginas Perdidas da Mitologia Nórdica

Nota: Até agora, estes personagens apenas foram apenas mencionados no podcast Lost Pages.

  • Groa: Uma poderosa vidente a procura de seu marido marido perdido, Aurvandil.
  • Aurvandil: O marido de Groa, que desapareceu após partir para Vanaheimr com Thor.
  • Odin: O pai-de-todos da mitologia nórdica.
  • Thor: Deus do trovão e filho de Odin.
  • Thamur: Um pedreiro Jötunn que foi morto por Thor após uma discussão com seu filho Harinthur.
  • Harinthur: O filho orgulhoso de Thamur que. involuntariamente, causou a morte de seu pai pois fugiu depois de uma briga com ele.

Inimigos

  • Draugr: No trailer de gameplay da E3 2016, os primeiros inimigos que Kratos enfrenta são um grupo de humanoides, tão altos quanto homens. Ao combater essas criaturas, Kratos pode matá-las com o machado ou suas próprias mãos. Eles parecem ser de natureza elementar, uma vez que sangram lava quando atingidos. Eles apareceram novamente no trailer de gameplay da E3 2017.
  • Troll: No trailer de gameplay da E3 2017, Kratos e seu filho são atacados por uma criatura gigante. O troll tem presas gigantes e parece ser uma substituição dos Ciclopes ou dos Jaguares dos jogos anteriores. Ele usa um pilar gigante como arma. Assim como os mortos-vivos, ele parece possuir o elemento do fogo, pois ele pode transformar seus membros em lava, antes de batê-los no chão, derretendo a terra abaixo. Ele também pode jogar lava em Kratos usando a ponta dos dedos. Outro troll aparece no trailer de gameplay da E3 2017, que bate em Kratos com seu pilar e o arremessa por sobre uma cabana.
  • Dragão (possivelmente): No final do trailer de gameplay da E3 2016 depois que Kratos ensina a seu filho a matar um cervo, um dragão, ou talvez até um wyvern, aparece no céu distante.
  • Jörmungandr: No final do trailer de gameplay da E3 2016, uma cobra gigante pode ser vista no fundo, que é Jörmungandr, a serpente do mundo. No trailer da E3 2017, Jörmungandr aparece para Kratos e Atreus, enquanto os dois estão em um barco no mar, alegando querer ajudá-los.
  • Lobos Gigantes: Um pode ser visto Dauthamunni durante o trailer da E3 2016. No trailer da E3 2017, dois deles aparecem brevemente, através da névoa, com olhos brilhantes.
  • Ogro: Estas feras parecidas com gorilas são vistas no trailer da E3 2017.
  • Revenant: Estas são as criaturas vistas na névoa no trailer da E3 2017.
  • Comedor de Almas: No trailer da PGW 2017, essa grande criatura tipo Draugr é vista levantando do chão e abrindo um portão.
  • Loki (possivelmente): O deus nórdico da trapaça. No trailer da E3 2017, é possível ouví-lo quando ele conta a Kratos sobre os Deuses Olímpicos.
  • Jötunn: No trailer da E3 2017, é possível ver um jötunn morto.

Curiosidades

  • God of War (2018) é o primeiro jogo que não se concentra na mitologia grega, pois a narrativa é mudada para a mitologia nórdica. Também é o primeiro jogo a apresentar dois personagens ao longo da jogabilidade (embora em God of War III, Pandora acompanhe Kratos em certos segmentos do jogo, ela não é jogável) também será o primeiro jogo a apresentar outro personagem jogável além de Kratos, pois Atreus será jogável em certos segmentos.
  • Kratos parece ter um filho agora, o que significa que ele se casou novamente.
    • No entanto, assim como sua primeira esposa, a mãe de seu filho está falecida.
  • Uma indicação de que este jogo é uma continuação da série é a habilidade "Fúria Espartana", que faz referência ao passado de Kratos como um Espartano. Kratos também mantém sua tatuagem espartana, cicatrizes nos antebraços que se assemelham às correntes das Lâminas do Exílio, as cicatrizes no abdômen e no olho esquerdo além das cinzas de Lisandra e Calíope cobrindo-o.
  • Christopher Judge é o dublador de Kratos dessa vez. Ele substitui TC Carson, que dublou o personagem em todos os jogos anteriores. Judge é conhecido por seu papel como Teal'c em Stargate SG-1. Este é o primeiro jogo em que Kratos não é dublado por TC Carson.

Galeria

Desenvolvimento

No dia 6 de dezembro de 2014, Corey Barlog, animador principal de God of War e diretor de God of War II, revelou que a Sony Santa Monica estava trabalhando em um novo jogo da franquia God of War. Foi anunciado no Twitter, mas depois removido pela Sony. O jogo se passa, conceitualmente, no período de pré-migração da história Viking; um período na cultura nórdica onde é dito que os deuses nórdicos caminhavam entre os mortais.