FANDOM

"Ainda antes da era decadente dos deuses, uma lenda ergueu-se para reivindicar o seu lugar entre eles. E embora Kratos tenha se sentado no trono como o novo Deus da Guerra, ele foi assombrado por visões de sua família, uma família que ele próprio assassinou. Mas as não da morte não o conseguiram derrotar, as Irmãs do Destino não o conseguiram controlar, e nesse dia, o homem, a lenda, Kratos, terá a sua vingança."

God of War III é o quinto jogo da popular franquia God of War, lançado em 16 de março de 2010 para o Playstation 3. Uma versão remasterizada foi lançada em 14 de julho de 2015 para o Playstation 4. Cronologicamente, é o sétimo capítulo na série, após God of War: Ascension, God of War: Chains of Olympus, God of War, God of War: Ghost of Sparta, God of War: Betrayal e God of War II.

Estória

God of War III se inicia imediatamente após o final de God of War II, com Kratos sobre Gaia e os outros Titãs escalando o Monte Olimpo em encontro aos deuses. No topo da montanha, Zeus, Poseidon, Hades, Hermes e Hélio se preparam para a batalha. Kratos em seguida aparece fazendo seu caminho passando pelo braço direito de Gaia, quando um Hipocampo aparece e começa a atacar Kratos. Depois da batalha, Poseidon aparece em sua forma aquática. Depois de enfraquecê-lo brutalmente, Kratos tira Poseidon de dentro de sua "armadura aquática" e começa a espancá-lo, consequentemente matando-o e gerando uma inundação enorme que engole o mundo em água, fazendo com que apenas pudesse se ver pequenas partes das montanhas de alto relevo que ali ficavam, inclusive o próprio monte olimpo. Mais tarde, Kratos e Gaia chegam ao topo do Monte Olimpo, e encontram com Zeus. Depois de uma conversa entre pai e filho, acabam sendo derrubados do Monte Olimpo por um raio dele. Após ambos serem jogados para trás, Gaia tenta se segurar ao Monte Olimpo, mas acaba fazendo com que Kratos não consiga se segurar nela. Gaia diz que não pode ajudá-lo, e explica para Kratos que se ela ajudá-lo ambos iriam cair. Ela fala que a guerra dos Titãs com os deuses é mais importante que a vingança de Kratos, e que ele fora um mísero peão para essa luta. Após isso, ele cai do Monte Olimpo, enquanto Gaia continua tentando se segurar.

Durante a queda, Kratos e a Blade of Olympus (Lâmina do Olimpo) são separados, com Kratos caindo no rio Estige. Ele nada até a margem, mas conforme vai se aproximando da borda, as almas do submundo tiram suas forças, deixando as Athena's Blades (Lâminas de Atena) completamente inutilizáveis. Emergindo do rio, Kratos encontra o espírito de Atena, que lhe dá as Blades of Exile (Lâminas do Exílio), em troca de sua confiança. Mais tarde, Kratos recupera a Blade of Olympus (Lâmina do Olimpo) e com Atena mais uma vez para guiá-lo, sai em busca da Chama do Olimpo, na qual Atena disse que era de onde os Olimpianos tiravam a força deles. Emergindo do submundo, depois de matar Hades e roubar sua alma; e consequentemente liberando todas as almas que o submundo guardava; Kratos encontra Gaia, a causadora de sua queda, tentando voltar à guerra no Monte Olimpo. Com raiva por ela negar sua vingança contra Zeus, Kratos corta a mão dela fora, fazendo-a cair.

Durante o caminho, Kratos elimina Hélios, o deus covarde. Ele havia dito que para Kratos conseguir o poder da chama do olimpo, ele deveria entrar na chama. Porém, logo Kratos lembrou-se que quem apenas tocasse a chama morreria, e, com uma investida violenta, arranca a cabeça do deus ainda vivo, que em consequência de sua morte, acaba fazendo com que a lua ficasse na frente do Sol, causando um eclipse permanente e envolvendo o mundo numa tempestade e escuridão eterna. Após uma longa jornada, ele descobre que a Flame of Olympus (Chama do Olimpo) estava guardando a Caixa de Pandora, que continuou a existir depois do seu encontro com Ares. Seu conteúdo é dito ainda ser capaz de matar um deus, Atena explica para ele que a única maneira de extrair a Flame of Olympus (Chama do Olimpo) é achar Pandora, que é a chave para extrair a Chama e possibilitar que a caixa seja aberta novamente. Mas a frente ele derrota Hermes, que zombava dele chamando-o de lerdo, por possuir super velocidade em suas botas aladas. Ao conseguir alcançar Hermes, Kratos Arranca-lhe as pernas com as Laminas do exilio, e consegue para si mesmo as botas aladas de Hermes. Com a morte do deus, libera-se uma praga que envolve todo o resto da humanidade que sobreviveu as inundações e a outras calamidades. Em seguida ele encontra seu meio-irmão, Hércules, Kratos o mata, socando-lhe a face com as Nemean Cestus (Punho Nemeiano); seu rosto fica irreconhecível. Quando Hefesto descobre os planos de Kratos de encontrar Pandora, ele sugere que Kratos vá para o Tártaro em busca da Omphalos Stone (Pedra de Onfalos), para que Hefesto pudesse criar uma arma digna de um Deus da Guerra. Sendo que na verdade sua intenção era matar Kratos para que ele não chegasse a encontrar Pandora, mas Kratos não sabia que em sua ida até lá, teria de encontrar com Cronos, seu avô,(que esta furioso por achar que Kratos havia matado Gaia) e mata-lo, sem comentar o fato de que a pedra estava dentro do próprio titã. Depois de matar Cronos, e entregar a pedra a Hefesto, assim, Kratos recebe a Nemesis Whip (Chicote de Nemesis), e Hefesto tenta matá-lo logo após dar a arma, numa tentativa de salvar Pandora, sua "filha". Kratos anda por diversos lugares, indo e voltando por vários locais, viajando pelas Chains of Balance, correntes que ligam o Monte Olimpo e o submundo, e acaba encontrando Pandora, dentro do Labirinto. O labirinto foi uma construção de Dédalo, Zeus fez com que ele construísse esse labirinto para guardar Pandora lá dentro, como se fosse um objeto a ser ocultado e excluído de todo o mundo. Depois de se libertar do Labirinto, junto com Pandora, Kratos desce ao submundo para quebrar as Chains of Balance e possibilitar que ele suba novamente ao Olimpo e traga o Labirinto para lá.

Kratos e Pandora se encontram em um salão onde está a Caixa de Pandora. Lá, eles encontram Zeus. Kratos o ataca e começa a primeira parte da batalha final do jogo. Depois de Kratos derrubar Zeus, Pandora sacrifica-se para abrir a Caixa de Pandora contra a vontade de Kratos, que a esta hora não queria perder Pandora, numa tentativa de reinstituir a família que ele tinha perdido. Ele abre a caixa, só para descobrir que ela estava vazia. Furioso, Kratos reencontra Zeus em um local nas proximidades, onde novamente se envolvem em uma batalha. No meio da batalha, Gaia emerge e, furiosa, diz "The reign of Olympus ends now!" (O reinado do Olimpo termina agora!) e decide esmagar ambos, pelo fato de que ela considerava que Kratos que tinha traído os titãs. Para evitar seu ataque, eles pulam dentro de Gaia através de um buraco perto de seu pescoço. Dentro de Gaia, Kratos e Zeus começam a batalhar, dando início a segunda parte da batalha final do jogo. Terminando com Kratos transpassando tanto Zeus quanto o coração de Gaia com a Blade of Olympus (Lâmina do Olimpo), destruindo a titã com Zeus junto. Aparentemente morto, Zeus libera seu espírito para atacar Kratos, deixando-o desarmado. O espírito de Zeus então, possuído pelo medo que corrompeu ele após a Caixa de Pandora ter sido aberta pela primeira vez, tenta fazer com que o medo entre na mente de Kratos, e o jogo nos leva em uma breve viagem a mente de Kratos. Lá, ele finalmente encontra uma maneira de se redimir por suas falhas, perdoando a si mesmo por seus pecados passados, e aprende que a esperança é a sua arma mais poderosa. Voltando a si, Kratos acorda, luta, tortura, e finalmente destrói o espírito de Zeus, matando o Deus dos Deuses. e assim, destruindo toda a ordem e equilíbrio do universo.

O espírito de Atena aparece, exigindo a Kratos o poder que tirou da Caixa de Pandora. Ele responde que estava vazia, o que Atena não acredita. Mas então ela explica que, quando Zeus prendeu todos os males do mundo dentro da caixa, ela temia o que poderia acontecer caso ela viesse a ser aberta, e colocou o maior poder do universo dentro da caixa, a esperança. Ela então percebe que, quando Kratos abriu a caixa ao derrotar Ares, o mal escapou e contaminou os deuses, enquanto que Kratos ficou com a Esperança, o poder que Atena havia colocado dentro da caixa. Atena novamente pede a Kratos seu poder de volta, acreditando que ela saberia a melhor forma de usá-lo para reconstruir o mundo. Dizendo que iria fazer uma mensagem para todo plano terrestre. Kratos duvida muito que a suposta mensagem que Atena daria ao mundo fosse resolver algo, aquela altura, um eclipse eterno fazia o mundo em completa trevas, os mares estavam cobrindo tudo, as plantações mortas, todos os humanos infectados por pragas. Ao invés de devolver a Esperança, Kratos "tira a própria vida" com a Blade of Olympus (Lâmina do Olimpo), liberando a energia para toda a humanidade a usar. Enfurecida, Atena pensa que o mundo não vai saber o que fazer com a esperança, e sai do local esvaecendo aos poucos. No chão, uma poça de seu próprio sangue, Kratos ainda tem lenta respiração. E devagar, a câmera vai saindo do local e escurecendo, dando início aos créditos do jogo.

No final dos créditos, há uma pequena cena, onde Kratos já não está mais no local onde ele caiu, revelando ter uma marca na pedra com formato de fênix, ao lado do Blade of Olympus (Lâmina do Olimpo), e apenas dá para se notar um pequeno rastro de sangue indo em direção a borda do abismo.

O Enredo Cortado de David Jaffe

Em uma entrevista para o GameTrailers.com, David Jaffe explicou sua visão para o God of War III. A primeira cutscene mostrava Oceanus em sua forma aquática (similar a forma divina de Poseidon) matando Hermes. Kratos então lutaria contra Zeus na luta de abertura e o mataria. Um portal abriria no Monte Olimpo de onde os deuses egípcios e nórdicos sairiam. Os Titãs e os deuses gregos, egípcios e nórdicos entrariam em guerra para determinar quem governaria o mundo. Kratos, então, descobre o poder de teleportar entre a Noruega, o Egito e a Grécia. Kratos encontra Stheno e arranca sua cabeça em uma luta. Em outra batalha, contra um Sphinx, Kratos usa a cabeça de Stheno para transformar a fera em pedra (e é assim que surge a estátua Esfinge no Egito). Kratos percebe que a única maneira de matar permanentemente um deus é fazendo com que os mortais parem de acreditar neles. O plano de Kratos já estava em ação, pois os deuses estavam focados em governar o mundo e não tinham tempo para pensar nos mortais. Assim, o mundo dos mortais estava sob desastres naturais. Os mortais pararam de acreditar nos deuses, o que os enfraqueceu. Kratos e os Titãs matam os deuses restantes. Kratos usa as Lâminas de Atena para cortar seus pulsos, resultando em outra viagem para o submundo, onde ele reencontra sua esposa e filha. A cutscene final mostra os Três Reis Magos indo em direção à Estrela Polar, resultando no nascimento do cristianismo.

Bit of War, um demake de God of War III, segue vagamente a visão de David Jaffe para o enredo do game. 

Ítens e habilidades

Armas

  • Blades of Athena: As lâminas dadas a Kratos por Atena no fim de God of War. Kratos as usa durante a primeira parte do game, entretando, como nos jogos anteriores, elas logos são substituídas pelas Blades of Exile.
  • Blades of Exile: Lâminas novas dadas pelo espectro de Atena no Submundo, usando habilidades místicas novas, ela melhora as lâminas, representando o fato de Kratos estar exilado de seu exército espartano, dos deuses do Olimpo e agora também dos Titãs. 
  • Blade of Olympus: No fim de God of War II, Kratos está com ela em mãos, e ele a usa novamente em God of War III, mas somente no modo Rage. Kratos é comumente visto usando a Blade em meio a cenas contextuais e constantemente usa-a para matar inimigos maiores com um hit e drenar suas energias.
  • Claws of Hades: Adquiridas depois de matar Hades. Eles servem para emergir as almas do submundo para ajudar Kratos.
  • Nemean Cestus: Duas luvas grandes e fortes em forma de uma cabeça de leão, que têm movimentos semelhantes ao Gauntlet de Zeus. Ao contrário do que é visto nos trailers, eles são, na verdade, empunhados por Hércules desde o início e roubados por Kratos. Hércules adquiriu esta arma do Leão de Neméia.
  • Nemesis Whip: Um par de lâminas consistindo, cada um, de três espadas, criadas a partir da pedra Omphalos que Kratos retirou do Tártaro e deu à Hefesto . As armas carregam eletricidade e podem dar energia a dispositivos mecânincos, até certo nível. Elas parecem abrigar o próprio poder de Hefesto, e, ironicamente, são usadas para matar seu criador.

Magias

  • Divine Reckoning (Blades of Athena): Kratos crava a Lâmina do Olimpo no chão para causar um vortex de energia e machucar os inimigos ao redor.
  • Army of Sparta (Blades of Exile): Kratos é capaz de invocar seus irmãos espartanos exilados para formarem uma falange ao redor dele para protegê-lo.
  • Soul Summon (Claws of Hades): Kratos invoca os espíritos de seus inimigos para atacar outros inimigos. A alma a ser invocada pode ser escolhida no menu das armas.
  • Nemear Roar (Nemean Cestus): Kratos soca o chão causando ondas de magia para machucar seus inimigos.
  • Nemesis Rage (Nemesis Whip): Kratos eletrocuta inimigos ao redor com uma explosão de energia elétrica.

Ítens

  • Bow of Apollo: Um arco que já pertenceu ao deus Apollo. Um arco-e-flecha de fogo com movimentos similares aos Typhon's Bane que Kratos usou em God of War II.
  • Head of Helios: A cabeça do Deus do Sol. Kratos usa-o para cegar seus inimigos, iluminar áreas escuras e revelar segredos escondidos.
  • Boots of Hermes: As Botas do Mensageiro dos Deuses. Kratos usa elas para atacar seus inimigos em alta velocidade e alcançar áreas que ele não poderia alcançar sem as botas.

Relíquias

  • Golden Fleece: Permite que Kratos reflita todos os projéteis, feixes e ataques.
  • Wings of Icarus: Adquiridas em God of War II,são as asas do famoso Ícaro, que permitem que Kratos plane entre lugares distantes.
  • Poseidon's Triden: Esta relíquia tem o poder de fazer Kratos respirar debaixo d'água indefinidamente.
  • Hades' Soul: Tiradas do Senhor do Submundo usando as Garras de Hades, permitem Kratos nadar através do rio Styx sem ser machucado pelas almas dos mortos.
  • Borea's Icestorm: Adquirida após derrotar Skorpius. Uma gema que contém o sopro gelado do Vento do Norte, Kratos a usa para ativar o labirinto e seus mecanismos.
  • Rage of Sparta: Um novo Modo Rage que Kratos usa. É o equivalente à Raiva dos Deuses e à Raiva dos Titãs dos jogos anteriores. Ao que parece, esse Rage Mode parece ser muito menos efetivo e menos ativo do que os dois anteriores, embora a explicação para tal fenômeno seja o fato de que Kratos não tem mais o poder dos Deuses (do primeiro jogo) e o poder dos Titãs (do segundo jogo) e este "rage" venha puramente da sua própria força de vontade e agressividade.

Possessões Divinas

As Possessões Divinas são ítens mágicos que já pertenceram os Deuses e agora podem ser encontradas em vários lugares do jogo. Uma vez encontradas, elas podem ser usadas em qualquer momento durante a sua segunda jogatina. Elas podem ser de muita ajuda, mas uma vez que você ativa uma Possessão Divina, você não poderá receber nenhum troféu durante a extensão da jogatina.

  1. Zeus' Eagle: Rage of Sparta infinito.
  2. Hades' Helm: Maximiza as barras de vida, magia e ítens
  3. Helios' Shield: Triplica o tempo de combo.
  4. Hermes' Coin: Colete 10x mais Red Orbs.
  5. Hercules' Shoulder Guard: Diminiu o dano recebido em 1/3.
  6. Poseidon's Conch Shell: Dá magia infinita.
  7. Aphrodite's Garter: As Blades of Exile são substituídas pelas Athena's Blades.
  8. Hephaestus' Ring: Automatically vence todos os quick time events.
  9. Daedalus' Schematics: Garante uso infinito de ítens.
  10. Hera's Chalice: Faz com que a barra de vida lentamente diminua com o tempo, embora não cause morte.

Inimigos

Inimigos Comuns

  • Olympus Sentry: Exército de mortos-vivos dos Deuses. São o tipo mais comum de inimigos e alcançarão quantidades extraodinárias de unidades na tela (cerca de 40).
  • Olympus Legionnaire: Unidade elite de guerreiros mortos-vivos que guardam o Olimpo.
  • Cursed Remains: Esses guerreiros mortos-vivos são similares aos Olympus Sentry, porém só são encontrados no Tártaro.
  • Olympus Archer: Arqueiros mortos-vivos fêmeas.
  • Olympus Fiend: Guerreiros mortos-vivos preenchidos com magia elétrica.
  • Olympus Guardian: Morto-vivo de escudo que protege o Olimpo.
  • Olympus Sentinel: Versão elite dos mortos-vivos de escudo.
  • Lost Souls: Uma vez humanos, esses mortos-vivos sem pele vagam pelo submundo. Já não são guiados por Charon, nem Hades, eles representam pouca ameaça. No entanto, eles podem se transformar em criaturas mais fortes ao correrem para os campos de força do Submundo.
  • Stone Talos: Guerreiros de pedra feitos pelos deuses para servirem de protetores. Eles carregam martelos enormes e são fortes, mas são extremamente lentos.
  • Bronze Talos: Novos inimigos de grande porte: estátuas vivas de bronze brutais. Eles são semelhantes aos Stone Talos, mas ainda mais fortes e resistentes. Uma poderosa energia mágica é vista pulsando dentro deles.
  • Centaur General: Ao contrário do jogo original, estes são os guerreiros que controlam as legiões de mortos-vivos.
  • Cerberus Mongrel: A fera de três cabeças de Hades. Pode ser usado como montaria quando ferido.
  • Hades Cerberus: Versão de lava do Cerberus.
  • Hades Cerberus Whelp: Cerberus jovem com apenas uma cabeça, é altamente explosivo.
  • Chimera: Fera metade leão, metade cabra que possui uma cobra como cauda. 
  • Cyclops Enforcer: Fera altamente protegida e armada, vista pela primeira vez em God of War.
  • Cyclops Berserker: Basicamente o mesmo que antes, Kratos terá capacidade de controlá-lo temporariamente usando a força.
  • Cyclops Restantes: Ciclope morto-vivo que só aparece no Tártaro. 
  • Harpies: Feras fêmeas aladas.
  • Harpy Queen: São usadas como transporte para cruzar abismos.
  • Gorgon: O mostro verde parecido com uma serpente, similar àquelas vistas em jogos anteriores.
  • Gorgon Serpent: Górgonas humanóides. Quando morta, Kratos usa sua cabeça para transformar todos em pedra.
  • Skorpius Spawn: Pequenos escorpiões que habitam cavernas. Criados pelo escorpião gigante Skorpius.
  • Minotaur Brute: Minotaque desarmado.
  • Minotaur Elite: Minotauro de elite que usa armadura.
  • Labino Minotauro: Os mais fortes dentre os minotauros empunhadores de machado.
  • Satyrs: Essas feras ágeis lutam usando seus equipamentos de batalha, similar aos de jogos anteriores.
  • Feral Hound: O cão de ataque usado como parte do exército do Olimpo.
  • Siren Seductress: Essas mulheres deformadas usam suas músicas e magias para derrotar Kratos. Semelhante as Sirens de jogos anteriores, porém agora eles podem ficar invisíveis.
  • Wraith of Olympus: Demônios mortos-vivos que usam magia. Também presentes nos dois primeiros God of War.

Chefes

  • Hipocampo: A fera de Poseidon, um mistura de cavalo e caranguejo. É invocada do mar pelo próprio deus. Kratos tem que lutar contra esta monstruosidade para proteger Gaia, e depois descobre que é apenas um tentáculo de Poseidon. Serve como um mini-chefe antes da luta contra Poseidon.
  • O deus dos mares e dos cavalos é o primeiro olimpiano a confrontar Kratos. Ele sai do mar como um ser gigante de água, seus tentáculos lutam contra os Titãs.
  • Hades: O deus do Submundo e irmão de Zeus.
  • Helios: O deus do sol - um mini-chefe em seu estado ferido.
  • Hermes:O mensageiro do Olimpo - um mini-chefe em seu estado ferido.
  • Hercules: O maior herói da Grécia e campeão do Olimpo, irmão de Kratos.
  • Cronos: O poderoso Titã Cronos em pessoa batalha contra Kratos em um ponto do jogo. 
  • Skorpius: A gigante rainha escorpião que guarda o labirinto de Dédalo.
  • Hades Cerberus Breeder: O Cerberus mais forte, protetor da Corrente do Equilíbrio e um mini-chefe.
  • Zeus: O rei dos Deuses e principal imigo de Kratos. Os dois lutam até o fim, com Gaia intervindo no meio da batalha.

Personagens

  • Athena: A agora falecida deusa da sabedoria, Atena, é a deuteragonista do game. Após a traição dos Titãs ela ajuda Kratos a matar Zeus.
  • Pandora: A filha de Hefesto, criada e adotada por ele, e tritagonista do jogo, Pandora, é a chave para a Caixa de Pandora. Kratos deve usá-la para destruir a Chama do Olimpo, a fonte da força de Zeu.
  • Poseidon's Princess: A escrava/amante de Poseidon, é morta quando Kratos a força a sustentar uma alavanca, fazendo com que ela seja esmagada.
  • Perithious: O mortal amante de Perséfone aprisionado para sempre no reino de Hades. Ele é morto quando Kratos o queima vivo.
  • Daedalus: O pai de Icarus, que enlouqueceu tentando reviver seu filho. Ele é morto quando Kratos soluciona o labirinto.
  • Helios: É o deus do sol e um importante antagonista do jogo. Ele tenta matar Kratos e Perses, mas falha. Kratos arranca sua cabeça para usá-la. O sol desaparece quando ele morre.
  • Hermes: O mensageiro dos deuses e um importante antagonista do jogo. Ele provoca Kratos com sua rapidez diversas vezes. Eventualmente, Kratos corta ambas as suas pernas, matando Hermes a soltando uma praga de doenças infecciosas pelo Olimpo. 
  • Epithemeus: É um dos poucos Titãs que escalam o Olimpo e é morto por Poseidon.
  • Oceanus: O Titã dos oceanos. Após sua subida ao Olimpo, ele é derrubado por Hades.
  • Hera: A rainha dos desues e irma-esposa de Zeus. Ela é morta por Kratos em seu próprio jardim após insultar Pandora, sua morte faz com que as plantas do mundo morram.
  • Afrodite: A deusa do sexo, que, propositalmente, não toma lado na guerra criada por Kratos.
  • Hercules: O meio-irmão de Kratos que quer matá-lo para se tornar o novo Deus da Guerra.
  • Cronos: O pai ausente de Zeus. Ele carregava o Templo de Pandora nas costas antes de ser banido para o Tártaro após Kratos recuperar a Caixa de Pandora. Kratos o encontra enquanto procura pela Omphalos Stone e Cronos ataca Kratos pensando que Gaia estava morta, e também para se vingar do seu banimento para o Tártaro. Kratos arranca uma das unhas de sua mão, abre seu estômago após ele tentar devorá-lo, e, após pegar a pedra, Kratos perfura sua mandíbula com um espinho de ônix das correntes com as quais ele está acorrentado. Após isso, mata ele perfurando sua testa com a Lâmina do Olimpo.
  • Hades: O deus do Submundo. Confronta Krato na sua sala do trono no Submundo. Após roubar suas armas, Kratos arranca sua alma, assim, matando-o e libertando todas as almas mortas. Sua alma permite Kratos nadar no rio Estige sem ser ferido.
  • Poseidon: O deus do mar. Ele é o primeiro olimpiano a confrontar Kratos e os titãs. É espancado violentamente por Kratos, que perfura seus olhos e quebra seu pescoço. Sua morte resulta numa enchente que engole o mundo inteiro.
  • Hefesto: O deus ferreiro e deus dos vulcões ajuda Kratos contando-lhe segredos e revelando informações sobre a Chama do Olimpo, além de criar o Nemesis Whip. Ele se volta contra Kratos quando descobre que ele vai matar Pandora, então decide mandar Kratos para o Tártato e, após o retorno de Kratos, tenta eletrocutá-lo. Ele é morto quando Kratos o impala com sua própria âncora usando o Nemesis Whip.
  • Zeus: O rei dos olimpianos e deus dos céus e do trovão. Zéus é o principal antagonista do jogo. Ele é morto por Kratos no fim do jogo após ser brutalmente espancado, causando o mundo a ficar em puro caos.
  • Os Três Juízes: Eles são os 3 reis mortos que estão em forma de estátua e julgam as almas mandando as almas boas para os campos Elísios, as neutras para o Hades e as más para o Tártaro. Eles também seguram a Corrente do Equilíbrio, assim, mantendo equilíbrio entre o Olimpo e o Submundo. Kratos os mata quebrando as Onyx Stones detrás de suas cabeças e, após as correntes serem quebradas, as estátuas se despedaçam após a corrente balançar e os chicotear.
  • Perses: O titã da destruição. Eventualmente ele, junto com Kratos, destrói a charrete de Helios, mas quando Kratos ascende em direção ao labirinto, ele apunhala Perses com a Lâmina do Olimpo.
  • Gaia: A mãe dos titãs que ajuda Kratos se vingar de Zeus. Mais tarde ela trai Kratos, que arranca sua mão. Ele é morta após uma luta dentro de seu corpo entre Zeus e Kratos, que destrói seu coração.
  • Kratos: O protagonista do jogo. Kratos deseja se vingar de Zeus após se traído por ele no jogo anterior. Após sua ascenção ao Olimpo, Kratos é traído pelos titãs, assim, começando sua própria guerra pessoa.

Sequência

Um trailer de gameplay foi revelado durante a conferência da Sony na E3 de 2016.

Elenco

  • George Ball - Cronos, Cidadão, Shuffler
  • Adrienne Barbeau - Hera
  • Susanne Blakeslee - Gaia
  • Clancy Brown - Hades
  • Corey Burton - Zeus
  • Terrence C. Carson - Kratos
  • Debi Derryberry - Calliope
  • Greg Ellis - Hermes, Cidadão
  • Gideon Emery - Poseidon, Cidadão, Shuffler
  • Holly Fields - Servas de Afrodite, Cidadã
  • Crispin Freeman - Helios, Homem Enforcado, Soldado
  • Marina Gordon - Atropos, Clotho, Persephone
  • Linda Hunt - Narradora
  • Josh Keaton - Capitão do Barco, Último Espartano, Deimos (créditos apenas)
  • Natalie Lander - Pandora
  • Erin Matthews - Servas de Afrodite, Princesa de Poseidon
  • Malcolm McDowell - Daedalus
  • Mark Moseley - Rei Minos, Cidadão, Shuffler
  • Kevin Sorbo - Hercules
  • April Stewart - Afrodite
  • Fred Tatasciore - Ares, Rei Bárbaro, Tifão
  • Simon Templeman - Peirithous
  • Rip Torn - Hefesto
  • Dave Wittenberg - Ciadão, Soldado
  • Elijah Wood - Deimos
  • Gwendoline Yeo - Lysandra

Recepção Crítica

God of War III foi aclamado tanto pela crítica quanto pelo público universal. Na edição de 16 de feverero de 2010 da Official Playstation Magazine UK, a primeira nota dada para o jogo foi 9/10. O analisador Nathan Ditum disse que "o jogo está a centímetros de receber um 10/10, o único problema é a familiaridade do gameplay que faz o game ser menos que o melhor do melhor. Mas definitivamente é o maior, e, se esse é o fim, God of War III dá ao herói mais durão do Playstation o encerramento que ele merece." Ditum também elogiou os gráficos, dizendo que são tão bons quanto, senão melhores que, Killzone 2 e Uncharted 2: Among Thieves.

IGN (9,3/10) aclamou o jogo dizendo que "God of War III praticamente redefine o que a palavra 'escala' significa no que se refere a videogames, pois põe o jogador em cenas com Titãs que são maiores que fases inteiras em outros jogos." A única reclamação que o analista teve foi "que duas das três armas adicionais que você ganha são extremamente similares às suas lâminas. Elas têm poderes únicas e movimentos ligeiramente diferentes, mas, na maior parte, são mais do mesmo." Em termos visuais, o analista disse que "God of War III apresenta uns dos visuais mais incríveis que já vi num jogo. Kratos, em particular, está fenomenal e talvez seja o personagem mais impressionate, em termos de aparência, já visto em um game."

Gamespot (9/10) disse que "God of War III conserva os mesmos pontos positivos de seus predecessores, e o que falta em inovação, mais do que compensa em execução. O combate é simples de aprender, mas os movimentos e armas adicionados dão à ele mais profundidade. Os visuais espetaculares tornam as lutas ainda mais brutais. Porém, God of War III tem muito mais a oferecer além de seu combate satisfatório. O design visual imaginativo e a trailha sonora clássica e melancólica equilibram sua jornada por vingança com prazeres artísticos, além do mais, os puzzles põe você para rachar a cuca. God of War III é uma aventura brilhantemente ritmada e meticulosamente detalhada que emociona e satisfaz até o fim."

Prêmios

God of War III foi premiado como "Jogo Mais Antecipado de 2010" no Spike Video Game Awards de 2009.  No mesmo ano, o site GameTrailers premiou o trailer do jogo com o "GameTrailers Diamod Award" por ultrapassar dez milhões de visualizações.

No Spike Video Game Awards de 2010, God of War III ganhou o prêmio de melhor "Melhor Jogo de PS3" e "Melhores Gráficos", com Kratos ganhando o prêmio de "Maior Fodão". O jogo também foi nomeado para "Jogo do Ano", "Melhores Jogo de Ação-Aventura", "Melhores Trilha Sonora Original" e "Personagem do Ano".

PS3 Altitude deu a God of War III o prêmio de jogo do ano. Outros prêmios incluem "Melhor Jogo de Ação/Aventura" (GameTrailers ), "Melhor Jogo de Ação" (GameSpy ), "Melhor Jogo de PS3" (GameRevolution) e "Melhor Exclusivo de PS3 (Shacknews ).

Trívia

  • Uma demo jogável foi incluída no Blu-ray de Distrito 9  e também foi disponibilizada na PSN. A demo apresentava a Cidade de Olímpia, com um enredo encurtado e algumas características ausentes.
  • Carros de corrida da NASCAR promoveram God of War III com a imagem de Kratos colocada neles.
  • God of War III não possui cutscenes em CGI. O animador da Sony Computer Entertainment Interactive Bruno Velazquez disse: "Tudo que você vê em God of War III é 100% in-game. Todos os movimentos de câmera, incluindo motion blur, rodam in-game e em tempo real nas cutscenes.
  • Em 20 março de 2015, celebrando 10 anos de God of War, Sony lançou um trailer que anunciava a versão remasterizada de God of War III para o PS4. A versão remasterizada foi lançada em 14 de julho de 2015.
  • Com exceção das Blades of Exile, dadas por Atena, cada vez que Kratos adquiriu uma nova arma foi por meio de combate com seu antigo portador, antes de matá-lo com sua própria arma.

Também no FANDOM

Wiki aleatória