God of War Wiki
Advertisement

Contemplem a glória de Hélios!

–Hélios

Hélios (Grego: Ἥλιος) era o Deus Titã Olímpico do Sol e Guardião dos Juramentos. Ele é um personagem importante em God of War: Chains of Olympus e um grande antagonista em God of War III. Hélios é um dos deuses mais fortes, já que ele é o próprio sol. Ele só é superado por Poseidon, Hades, Zeus e Ares.

Mitologia Grega[]

Na Mitologia Grega, o Sol era personificado como Hélios. Hélios era o Deus Que Tudo Vê do Sol e foi chamado para testemunhar quando necessário pelos Deuses. Ele era filho do Titã Hipérion e Teia, irmão das Deusas Selene, a Lua, e Eos, o Amanhecer e pai de Circe, Deusa da Magia. Os nomes dos três irmãs também eram palavras gregas comuns para Sol, Amanhecer e Lua.

Hélios foi imaginado como um belo Deus coroado com a auréola brilhante do sol, que dirigia a Carruagem do Sol pelo céu todos os dias até o Oceano que circundava a terra e através do oceano mundial retornava ao Leste à noite. Homero descreveu a carruagem de Hélios como puxada por seus Corcéis de Fogo. Ainda mais tarde, os cavalos receberam nomes de fogo: Piro, Éous, Éton e Flégon.

Embora tenha nascido Titã, Hélios nunca é retratado na forma gigantesca de seus pais.

Com o passar do tempo, Hélios foi cada vez mais identificado com o Deus da Luz, Apolo, mas os dois permaneceram seres separados.

O equivalente romano mitológico de Hélios é Sol.

No Mundo de God of War[]

God of War: The Lost World[]

Em termos de adoração está apenas atrás do próprio rei do Olimpo, Zeus, não sendo ele o Deus do Sol.

São vários os registos dos grandes feitos de Hélios, sendo um deles durante a lendária guerra de Tróia, em que Hélios foi convocado para banir um mal primitivo de nosso reino.

Após a derrota de seu pai, Hipérion, durante a Grande Guerra, Hélios assumiu o Fogo Primordial, sucedendo o seu pai como a encarnação da Luz.

Personalidade[]

Hélios tinha muito orgulho do seu estatuto como "Deus do Sol", pois era ele quem mantinha ameaças externas, como Morfeu, longe do Olimpo. Ele também mostrou um lado honrado, pois queria compensar Kratos por salvá-lo de Atlas. No entanto, depois de ser consumido pelos males da caixa de Pandora, Hélios tornou-se arrogante e manipulador, como quando tentou manipular Kratos para tocar nas Chamas do Olimpo, e chamou Hefesto de "aberração" que foi deixada de lado.

Poderes e Habilidades[]

SENTE O PODER DO SOL!

–Hélios a atacar Kratos

Como o Deus do Sol e facilmente uma das divindades mais importantes do Panteão Grego, Hélios é considerado uma força incrível a ser reconhecida. Ele pode ter presumivelmente possuído todas as habilidades padrão de um Deus, incluindo imortalidade, habilidades físicas aprimoradas e grande resistência, no entanto, como um Titã de nascença, ele provavelmente possui habilidades maiores. Embora este possa realmente ser o caso, o próprio Hélios não teve a oportunidade de exibir muitas dessas características, já que suas aparições em God of War III foram bastante breves e não envolveram nenhuma luta com Kratos. Como ele é o aspecto literal do Sol, caso Hélios fosse destruído ou abduzido, isso faria com que o Sol fosse bloqueado por grandes nuvens de chuva e tempestades violentas e até mesmo desaparecesse completamente (como mostrado por sua morte nas mãos de Kratos e no seu sequestro em Chains of Olympus). Além de todos os seus poderes e habilidades primárias, Hélios também possuía uma imensa carruagem voadora com cavalos flamejantes que ele cavalgaria com habilidade magistral para a batalha em grandes velocidades. Ele também possuía seu Escudo do Sol, marca registrada (usado em seu antebraço esquerdo), que ele poderia usar para desviar de qualquer ataque que se aproximasse.

  • Manipulação da Luz: Além de seus atributos físicos, Hélios, sendo o Deus do Sol, possui naturalmente controle sobre diversos aspectos do sol, como o fogo ou mais especificamente a luz solar; Ele também exibe a habilidade de lançar uma luz incrivelmente brilhante de seu corpo, que ele poderia usar para cegar completamente seus inimigos e iluminar até mesmo os lugares mais escuros (como demonstrado por Kratos usando sua cabeça decapitada como uma lanterna improvisada). Seus poderes solares são tão fortes que podem até banir à força Nix, uma Deusa Primordial, e iluminar todo o Submundo.
  • Pirocinese: Ele demonstrou ser capaz de lançar enormes rajadas de luz em seus inimigos que explodiriam em glória de fogo, o que provou ser muito eficaz quando ele é visto lutando contra Perses em diferentes pontos do jogo.
  • Durabilidade Sobre-Humana: No entanto, de todas as habilidades que ele aparentemente possuía, possivelmente o atributo mais proeminente exibido por Hélios é a imensa durabilidade física, já que ele demonstrou ter sido capaz de sobreviver sendo esmagado pelo punho de Perses e até mesmo atirado em, presumivelmente, altas velocidades na encosta de uma montanha (embora ele tenha sofrido alguns ferimentos como resultado disso). Isso prova que Hélios, com força total, era um oponente verdadeiramente poderoso para enfrentar e provavelmente teria travado uma luta bastante impressionante se tivesse tido a oportunidade de enfrentar o Fantasma de Esparta em um ambiente mais adequado, onde as probabilidades seriam mais equilibradas.

Curiosidades[]

  • Ele é dublado por Dwight Schultz em Chains of Olympus e por Crispin Freeman em God of War III, onde seu rosto é modelado a partir do de Freeman.
  • Em Chains of Olympus, o rapto de Hélios levou ao desaparecimento do Sol do céu. Em God of War III, Kratos matou Hélios arrancando sua cabeça, fazendo com que o sol fosse bloqueado por nuvens escuras e uma torrente interminável de chuva caísse, seguida por tempestades e tornados. Na versão demo, porém, depois que Kratos arranca a cabeça de Hélios, o céu parece ter sido poupado de quaisquer mudanças.
  • Apesar do papel principal de Hélios em Chains of Olympus, ele não faz nenhuma aparição real até a cena pós-crédito e só é mostrado dos joelhos para baixo.
  • Hélios tem um tipo de sangue único, pois o seu sangue possui luz solar cintilante dourada. Isto é visto depois que Hélios foi ferido por Perses.
  • Bem na frente de Hélios, enquanto estava ferido no telhado, está o Escudo do Sol que Kratos usou em Chains of Olympus, que pode ser recuperado como uma Posse Divina.
  • Em uma forma de cruel ironia, a morte de Hélios realmente levou Kratos a Zeus, já que o espartano usou a cabeça do Deus como uma lanterna para iluminar seu caminho através do Olimpo.
  • O Mal que infetou Hélios é provavelmente o Engano, já que ele mentiu para Kratos sobre a Chama do Olimpo.
  • Mesmo aparecendo em poucas histórias mitológicas, ele ainda era considerado o Deus do Sol, com o Colosso de Rodes sendo construído à sua imagem na ilha com o mesmo nome, onde ele era adorado e teria nascido.
  • Hélios e suas irmãs, Eos e Selene, são primos de Zeus, Poseidon, Hades, Deméter, Hera e Héstia, já que Hipérion e Cronos eram irmãos.
  • Na cena final de God of War II, onde Zeus reúne seus companheiros deuses para enfrentar as ameaças de Kratos, a aparência de Hélios é um pouco diferente. Ele ganha um capacete em God of War III e sua armadura é mais brilhante.
  • Semelhante a Atena, Hélios uma vez ficou do lado de Kratos, ajudando-o em sua missão para deter Perséfone. Mais tarde, eles se voltaram contra ele quando Kratos tentou matar Zeus após ser traído.
  • Em um dos vídeos "Making of..." do multijogador God of War: Ascension, um modelo de um homem blindado com um escudo pode ser visto na frente do quinto pilar. Acredita-se que este possa ter sido Hélios, mas não se sabe por que é que ele foi cortado do jogo.
  • Se olharmos com atenção, Hélios parece ter as bordas de uma tatuagem de sol aparecendo sobre o peitoral e nos braços e pernas.
  • Ironicamente, Kratos bloqueou o sol e matou o mesmo Deus que ele salvou e ajudou a restaurar o Sol em Chains of Olympus.
  • Quando Kratos usa a Cabeça de Hélios, os gritos fracos do Deus ainda podem ser ouvidos vindos da cabeça decapitada. Uma possível conclusão disso é que Hélios ainda está vivo como uma cabeça desencarnada, o que também pode explicar como sua cabeça ainda é capaz de criar a luz solar, enquanto os outros poderes de Deus se tornam inertes após a morte.
  • Hélios e Hera são atualmente os únicos antagonistas e únicos deuses que não travaram uma batalha com Kratos; eles já estavam enfraquecidos por um Titã e bebendo, respectivamente, quando foram encontrados.
Advertisement